9/02/24 às 17h07 - Atualizado em 10/02/24 às 9h55

Escola Classe ganha biblioteca

A administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, participou na quarta-feira (7), da inauguração do novo espaço da Escola Classe Arniqueira, ao lado da Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. A unidade escolar ganhou uma biblioteca, uma sala dos professores, duas salas de aulas e banheiros. Na ocasião, Telma ressaltou a importância dos investimentos feitos pelo governador Ibaneis Rocha na educação em Arniqueira e destacou o empenho da Secretária de Educação na ampliação das unidades de ensino em todo o Distrito Federal.

Interior Biblioteca Escola Classe Arniqueia (Foto: Bertolucci/Ascom)

“São muitos os agradecimentos que tenho que fazer aqui. O principal deles é ao governador Ibaneis Rocha, pela construção do Centro Educacional de Arniqueira, que está em andamento desde dezembro do ano passado. Depois, para a Secretária de Educação, minha amiga Hélvia Paranaguá, pela sua luta em favor da educação no DF”, afirmou Telma.

A obra durou cerca de 10 meses e foi realizada com recursos da própria secretaria de educação. Todo o mobiliário dos espaços ampliados foi adquirido com recursos através de Emenda Parlamentar distrital. O espaço de leitura, que conta com mais de 2,5 mil títulos, será utilizado pelos 360 alunos que estudam na escola nos turnos da manhã e da tarde. Alguns livros são recebidos através de doações, mas, a maior parte do acervo da biblioteca, é comprada com recursos da Secretaria de Educação, na bienal e na Feira do Livro

,

Nova edificação Escola Classe Arniqueira (Foto:Bertolucci/Ascom)

Na ocasião da inauguração, Hélvia Paranaguá recitou um dos poemas do poeta Castro Alves: “O livro caindo na alma, É germe – que faz a palma, É chuva – que faz o mar." A mensagem tem um teor lúdico sobre a importância do livro na vida das pessoas, principalmente para as crianças.

À direita: Telma Rufino, Administradora Regional de Arniqueira, em seguida, Hélvia Paranaguá, Secretária de Educação do DF (Foto: Bertolucci – Ascom)

História da Escola Classe Arniqueira – Fundada em 30 de setembro de 1999 como centro de ensino rural, a unidade de ensino pertencia à região administrativa do Núcleo Bandeirante. Anos depois, tornou-se uma escola da região administrativa de Águas Claras. Em 2019, com a criação da Região Administrativa de Arniqueira, a unidade escolar passou a compor a RA33. A escola classe tem 17 professores em regência (sala de aula) conta com 9 salas de aulas, e é dirigida pela professora Tatiana Nogueira, tendo como sua vice a professora Kátia Antunes.