16 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/05/24 às 14h33 - Atualizado em 17/05/24 às 17h56

Projeto binário Vereda da Cruz

COMPARTILHAR

         A administração regional de Arniqueira apresentou, nesta quinta-feira (16/05), para a Secretaria de Obras e ao presidente do Departamento de Estrada de Rodagem (DER),  proposta de intervenção viária para melhoria do trânsito na avenida Vereda da Cruz. 

Trecho proposto para passar o Binário Vereda da Cruz

      O projeto denominado Binário foi elaborado pela área de engenharia da RA33, a pedido da administradora Regional, Telma Rufino, e tem como elemento principal a construção de uma via de ligação contínua a Avenida Vereda da Cruz sentido Taguatinga. O novo trecho passaria lateralmente ao bar Cayenne e sairia na avenida Aguas Claras/Avenida Sibipiruna, em sentido único com duas faixas. Este desenho evitaria a passagem por dentro do trecho do SHA conjunto 6, onde está localizado o restaurante Dona Jú, sentido Areal/Taguatina. Com a construção do Binário essa via passaria a ter sentido único para a  Avenida Vereda da Cruz, que continuaria sendo uma via com dois sentidos. O estudo do impacto dessa alternativa viária, será realizado pelos órgãos de trânsito do Distrito Federal;.

Administradora Regional Telma Rufino acompanhada do staff do DER e Secretaria de Obras

          Com o Binário o trânsito em toda a região ficaria mais rápido, proporcionando melhorias significativas no serviço de coleta de lixo e de carga e descarga de mercadorias,que precisam de mais espaço para manobras e retirada do lixo dos containers existentes na região..  Também evitaria os contínuos engarrafamentos na saída da avenida Vereda da Cruz, ao não transitar por dentro do conjunto 6 do SHA.O novo traçado terá cerca de 850 metros com algumas rotátorias, uma delas na entrada/saída da Quadra 207 para Águas Claras.  

    Telma Rufino visitou o local na companhia do Secretário de Estado de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro;  do Subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras, Erinaldo Pereira Sales e do presidente do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), Fauzi Nacfur Junior, além de assessores e técnicos da RA33.

      Nas palavras da Administradora Regional de Arniqueira “o projeto Binário já está pronto há muito tempo, precisando executá-lo de forma urgente. É uma questão de necessidade. O trânsito na região está muito complicado”. Caso a proposta seja aprovada, o novo trajeto irá beneficiar milhares de motoristas de Águas Claras, Arniqueira, Park Way, Areal e Taguatinga, que transitam diariamente pela avenida Vereda da Cruz.

       Essa alternativa viária não deverá impactar na execução do projeto de construção da Avenida das Cidades (antiga Interbairros), que será construída sob a linha de Furnas. No entanto, o custo do enterramento dos cabos elétricos do conhecido "linhão" está orçado em mais de R$ 1 bilhão, o que, no momento, inviabiliza a construção dessa gigantesca via de ligação para o lado oeste do Distrito Federal.

Mapa do site Dúvidas frequentes